terça-feira, 23 de novembro de 2010

Simplismo e ignorancia

É natural ao ser humano sentir medo. Esta cravado fundo em nossa consciência.É também comum que diante do medo de algum problema ou mal iminente, como a morte e a violência, procuremos uma solução rápida e eficaz o que é natural e ate louvável.
Mas há um problema: as respostas simplistas e seus terrificos poderes sobre nossas frágeis mentes. Eu sei, foi uma mudança de assunto muito brusca (hehe) mas eu explico:
- Como foi supracitado, é normal que procuremos soluções para os problemas que nos acometem durante o "longo" curso da vida. Porem é ai que começam os nosso problemas.Na busca desesperada por respostas, acabamos por conceber ideias simples, com pouco ou nenhum embasamento evidente ou cientifico (como preferir).
Por exemplo: A sociedade brasileira tem sofrido com um problema gravíssimo de violência urbana e familiar, e isso não é novidade para ninguém que lê algo na Internet como voce faz agora ( se for novidade para você, por favor GET A LIFE).
A questão é quando se começa a discutir uma solução para este problema: Varias respostas surgem, em sua maioria impensadas ou visivelmente ineficazes mas tidas como as melhores para uma maioria.
Respostas como pena de morte surgem, sem se pensar na contradição em punir um assassino matando-o(ora bolas quem o matar também merece a morte, por que é também assassino!)
Se assume algo como verdade absoluta sem a menor reflexão sobre isso e acaba levando obviamente a decisões errôneas e quase sempre destrutivas.
Por isso galera vou dar um conselho que alguém falecido a 14 anos me deu por meio de um livro seu, óbvio, (me refiro a Carl sagan, meu ídolo-master): Pensem, e sempre usem a razão pra isso.
respostas simplistas dificilmente provem de um raciocínio cuidadoso e metódico, não que um pensamento com as caracteristicas acima descritas não possa ser simples, mas devemos ter cuidado para não extrapolar o limite entre o que " eu quero que seja verdade" e o que "é evidentemente verdade"

2 comentários:

  1. Exatamente Bipocaster , é pensar e não lembrar aquela que te disseram, ou seja, aquilo que você foi programado pra pensar. É usar dos fatos para chegar a uma conclusão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em Gênero, Número e Grau
    Várias pessoas visualizam um problema e já saem falando qualquer besteira sem nem ter um olhar mais crítico sobre a situação, quem sabe se as pessoas tivessem um olhar crítico os problemas teriam uma solução pois existem pessoas com potencial para isso, mas, infelismente não o usam.

    ResponderExcluir